Parnaíba – PI

Parnaíba – PI

Parnaíba é um município brasileiro do estado do Piauí, possuindo uma população de 150 201 (IBGE/2016), sendo o segundo mais populoso do estado, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí (além de Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia).

Além das belezas naturais, Parnaíba apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem a importância de Parnaíba, chegando naquela época a ser mais importante do que a ex-capital Oeiras e sendo uma boa referência à Europa. Desde 2012, Parnaíba vem crescendo em ritmo acelerado, tendo no início de 2014, inaugurado o seu primeiro shopping Center e retomando os voos em seu aeroporto internacional.

O nome do município, na língua tupi-guarani, significa “rio de águas barrentas”, em alusão ao Rio Parnaíba. A cidade é banhada por um de seus braços, o Rio Igaraçu. Outras prováveis origens para o nome seriam: uma homenagem a Domingos Jorge Velho que nasceu na vila de Parnaíba em São Paulo; e uma alusão a uma faca de retalhar carne, chamada Parnahiba, trazida da Bahia pelos primeiros fazendeiros que se instalaram na Vila.

Carinhosamente, a cidade também é conhecida como a “Capital do Delta”, pois é o portal de entrada para quem quer conhecer o único delta em mar aberto das Américas: o Delta do Parnaíba.

Porto das barcas – Parnaíba -PI
Porto das barcas – Parnaíba -PI
Porto das barcas – Parnaíba -PI
centro histórico da cidade de Parnaíba
Porto das barcas – Parnaíba -PI
Praça da Graça – Centro de Parnaíba
Ponte sobre o rio Parnaíba